Seja bem vindo !

"O Segredo do Karate está na mente e no coração, e não nas mãos." -Sr. Miyagi

domingo, 12 de setembro de 2010

Graduação

    A graduação é uma forma de classificar o grau de treinamento de cada carateca, essa graduação é representada com uma faixa de determinada cor amarrada à cintura. Cada estilo de karate possui uma sequência de cores, iniciada sempre pela faixa branca, que caracteriza a pureza do principiante.
    Essa representação, onde utiliza-se a denominação kyu (classe) e dan (grau) foi criada por Jigoro Kano, o fundador do Judô. Kano era um educador e via essa classificação como forma de motivar os estudantes de artes marciais.
    Muitos dizem que "a faixa serve apenas para segurar o kimono (ou karategi)", o que não deixa de ser verdade, não basta ter uma faixa preta à cintura se não souber usar com sabedoria todo esse conhecimento. Em campeonatos esportivos por exemplo, atletas faixa branca não competem apenas contra faixas brancas, o que, não tira suas chances de vitória, e o mesmo ocorre com as outras categorias, vale lembrar é claro, que também divide-se os competidores por idade, não apenas pela cor da faixa.

    No uechi-ryu as categorias são:

    faixa branca - 10º kyu
    faixa azul claro - 9° kyu
    faixa roxa - 8° kyu
    faixa vermelha - 7° kyu
    faixa amarela - 6° Kyu
    faixa laranja - 5° Kyu
    faixa verde - 4° Kyu
    faixa azul escuro - 3° kyu
    faixa marrom - 2° kyu
    faixa marrom - 1° kyu
    faixa preta - 1° dan
    faixa preta - 2° dan ...
    faixa preta - 10° dan

Nenhum comentário:

Postar um comentário